SITE PROUNI 2017 INSCRIÇÃO – EDITAL – SITEPROUNI.MEC.GOV.BR – O Prouni 2017 (Programa Universidade para Todos) é um sistema criado pelo MEC no intuito de ofertar bolsas parciais e integrais de cursos do Ensino Superior de instituições privadas para alunos que realizaram o Enem do ano anterior. Se você está aguardando as inscrições, de acordo com o Edital publicado pelo Diário Oficial da União as inscrições do Prouni começou (hoje) 31 de janeiro no endereço eletrônico siteprouni.mec.gov.br e se estenderá até o dia 03 de fevereiro de 2017. Os estudantes que desejam se inscrever deverão ter alguns requisitos necessários, Veja abaixo:

Se você é brasileiro e não possui diploma de curso superior e que atende a pelo menos uma das condições a seguir poderá ser bolsista do Prouni:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola, ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrado o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, nesse caso não há requisitos de renda.
  • Algo que deve ser observado é a renda, pois para os alunos concorrer as bolsas integrais o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e para bolsas parciais a renda não pode passar de três salários mínimos por pessoa.

Do Processo seletivo Prouni

São duas fases que acontece no Prouni, sendo a primeira Regular, onde o candidato que participou do Enem de 2016 e que tirou uma nota de 450 pontos e não zerou a redação poderá participar desse processo que acontece do dia 31 a 03 de fevereiro de 2017, lembrando que deverão ter uma das condições necessárias.

A segunda fase é das bolsas remanescentes onde candidatos poderão se inscrever, seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados a formação do magistério da educação básica, ou tenha participado do Enem a partir de 2010 e que tenha obtido 450 pontos e maior que zero na redação.

COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO PROUNI 2017

1 – Acesse o site siteprouni.mec.gov.br e clique em fazer inscrição.

2 – Informe seu número de inscrição e senha cadastrada do Enem de 2016.

3 – Deixe o seu e-mail e o número de telefone válidos, para que o MEC possa enviar informações periódicos referente aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni.

4 – Dados cadastrais próprios de do grupo familiar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita.

RESULTADO DAS CHAMADAS

Esse semestre acontecerá duas chamadas, sendo que o resultado será divulgado da primeira chamada no dia 06 de fevereiro e a segunda chamada no dia 20 de fevereiro de 2017.

LISTA DE ESPERA PROUNI

Os interessados em participar da lista de espera do Prouni deverá se manifestar no siteprouni.mec.gov.br no período de 07 a 08 de fevereiro de 2017.

CALENDÁRIO PROUNI 2017

Inscrição – 31 a 03 de fevereiro

Resultado Primeira Chamada – 06 de fevereiro

Resultado Segunda Chamada – 20 de fevereiro

Lista de Espera – 07 a 08 de fevereiro de 2017