RESULTADO ENEM 2016 – ENEM.INEP.GOV.BR/PARTICIPANTE – Aos candidatos que fizeram as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) referente ao ano de 2016, já devem saber que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os gabaritos das provas, que também podem ser consultadas no site enem.inep.gov.br, na qual foram publicados no dia 9 de novembro de 2016. Essa edição teve em números mais de 8 milhões de candidatos, mais do que o ano passado e que agora aguardam o resultado final do Enem de 2016 que estará exposto no dia 18 de janeiro de 2017 pelo endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante.

O resultado do Enem 2016 como foi dito, será publicado no dia 18.01.2017 trazendo para os candidatos as notas individuais de todos os participantes, pois assim saberão quanto tiraram em cada uma das provas do Enem, lembrando que, com o gabarito em mãos, os candidatos não vão conseguir saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão.

O valor de cada item varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final.  (Fonte Portal Brasil).

COMO CONFERIR O RESULTADO ENEM 2016?

O resultado será divulgado no site enem.inep.gov.br/participante, informe o seu CPF e sua senha para entrar e obter o resultado final do Enem de 2016.

Para mais informações enem.inep.gov.br, aplicativo do Enem de 2016 ou mec.gov.br