MATRÍCULA FÁCIL 2017 – WWW.MATRICULAFACIL.RJ.GOV.BR – Os interessados em realizar a matrícula dos seus filhos pela Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro, deverão ficar atentos quanto ao período de inscrições que iniciam no dia 24 de novembro e se estende até o dia 22 de dezembro de 2016, No ano passado as inscrições começaram no final de outubro de 2015, esse ano eles passaram para o final do mês de novembro. Pra quem não sabe O Sistema Matrícula Fácil foi criado para a realização da pré-matrícula da Rede Estadual na qual atendem os ensinos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular e Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental do EJA e do Ensino Médio regular, inovador e EJA. Para fazer a inscrição acesse o endereço eletrônico www.matriculafacil.rj.gov.br no período de inscrição que foi divulgado ontem pela secretária da educação do Estado do Rio de Janeiro.

matricula-facil-2017

As inscrições da pré-matrícula referente ao ano de 2017 são para alunos de outras redes de ensino a ou da própria rede estadual, os que não queiram continuar na mesma escola por vários fatores, seja por não ter a série subsequente e outros motivos, poderão fazer transferência de escola e também os que desejam voltar a estudar na Escola Estadual.

Os alunos que vão dar continuidade aos estudos na mesma escola não precisam realizar a inscrição, mas deverá ir até a própria escola e fazer o pedido de renovação no prazo de 11 de novembro a 12 de dezembro.

DAS INSCRIÇÕES

A pré-matrícula deverá ser feita pelo próprio interessado, se maior de 18 anos, ou pelo pai, mãe ou responsável legal, na forma da lei civil, para menores de 18 anos. Nessas condições acima, acesse o site no período de 24 de novembro a 22 de dezembro pelo endereço  www.matriculafacil.rj.gov.br e faça a sua pré-matrícula, lembrando que se você não tiver os nomes das escolas mais próximas da sua casa, o aluno ou responsável poderá consultar nas listas das escolas que estará disponível no site.

Depois é só informar a escola em que deseja estudar, mais os dados solicitados no formulário online. Após o preenchimento você deverá guardar o número de inscrição para realizar a consulta do resultado da pré-matrícula.

RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 10 de janeiro no site www.matriculafacil.rj.gov.br. Entre no site e informe o número de inscrição e verifique o resultado, depois vá até o local no período de 12 a 18 de janeiro de 2017 onde foi selecionado e efetive a matrícula para garantir a vaga para o seu filho. Obs. Não se esqueça de levar os documentos necessários.

DOCUMENTOS PARA EFETIVAR A MATRICULA

  •  Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
  •  Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
  •  Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
    Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  •  Comprovante de residência.
  •  Comprovante do Atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus ( fator RH), conforme disposto na Lei nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014.

calendario-matricula-facil-2017