MATRÍCULA DIGITAL 2017 – WWW.MATRICULA.RIO – CRECHE, PRÉ-ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL E PEJA  – Os pais e responsáveis que queiram realizar a matrícula dos seus filhos na Rede Municipal, deverão acessar o site oficial da matricula no endereço www.matricula.rio a partir do dia 25 de outubro de 2016, lembrando que no ano passado o site era www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br, mas não se preocupe, pois aqueles que tentarem acessar no endereço anterior, será direcionado para o sistema de matrícula digital referente ao ano letivo de 2017. Esse ano as inscrições de todos segmentos da Rede Municipal será realizada exclusivamente pela internet, como: Educação Especial, Creches/EDI, Pré-Escola, Ensino Fundamental e PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). Não perca o período das inscrições, veja abaixo o período de cada segmento. matricula-online-rio-2017

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Os alunos com deficiência terão prioridade nas inscrições, como no ano passado, os pais que desejam fazer a inscrição, ou seja a pré-matrícula deverão acessar o site www.matricula.rio no período de 25 de outubro a 04 de novembro de 2016.

CRECHE/EDI – No ano passado as inscrições para realização da matrícula para creches/EDI eram feitas no local, esse ano deverá ser feita exclusivamente pela internet no período de 09 a 18 de novembro. Vale ressaltar que a idade das crianças para matricular é de seis meses até 3 anos e 11 meses.

PRÉ-ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL E PEJA – Para a realização das inscrições sejam alunos que tenham a idade de 6 a 16 anos no Ensino Fundamental ou Pré Escola que é da idade de 4 a 5 anos e o Programa de Educação Jovens e Adultos, as inscrições serão abertas no período de 09 de novembro a 6 dezembro de 2016.

QUEM PODE REALIZAR A INSCRIÇÃO?

OS responsáveis que desejam matricular os seus filhos em uma unidade municipal em 2017 ou em fazer transferência para outra escola ou EDI, devem fazer a inscrição somente pela internet www.matricula.rio. Obs. Os alunos que já estudam nas unidades da prefeitura, inclusive nas creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente.

INSCRIÇÃO MATRÍCULA DIGITAL 2017

Veja o passo a passo de como realizar a sua matrícula

1 – Acesse o site www.matricula.rio

matricula-rio-2017
2 – Selecione se seu filho:

  • Estuda ou já estudou em Escola/EDI da Rede Pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Nunca Estudou em Escola/EDI da Rede Pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

matricula-digital-2017

3 – Preencha o formulário com as informações do seu filho. O ano que seu filho irá cursar em 2017 poderá ser informado por sua escola atual ou pela última escola em que estudou por meio de uma declaração de escolaridade e os alunos com 17 anos ou mais seguirão os mesmos passos para se matricularem na Educação de Jovens e Adultos.

matricula-rio-2017-rj

4 – Inscreva os dados solicitados na ficha de inscrição e selecione no mínimo 1 e no máximo 5 escolas/EDIs de sua preferência. Se seu filho nunca estudou e possui 10 anos de idade ou mais e estiver fora da faixa etária para o ano de escolaridade pretendido em 2017, ao invés de selecionar a unidade escolar desejada, você deverá escolher um dos locais indicados no site para que ele seja avaliado e encaminhado ao atendimento mais adequado.

escolas-matricula-digital-2017

5 – Confira seus dados e finalize sua inscrição o processo somente estará concluído quando for gerado um número de inscrição. O responsável deverá anotar esse número para acompanhar o resultado.

Vale ressaltar que se você não conhece uma escola mais perto da sua residência, procure na lista de escolas que estará disponibilizada no site no período de inscrições.

RESULTADO MATRÍCULA DIGITAL 2017

Após realizar a pré-matrícula com o número da inscrição em mãos, aguarde as datas dos resultados que obedecerão na seguinte ordem Alunos de Educação Especial nos dias 26/10 a 07/11, alunos de creche nos dias 23/11, 05/12 e 12/12, alunos de Pré-escola nos dias 08 a 15 de dezembro, alunos do Ensino Fundamental e PEJA nos dias 6 e 16 de janeiro de 2017.

EFETIVAR A MATRÍCULA

Em seguida o responsável deverá comparecer no local (Escola) e levar os documentos necessários para comprovar a veracidade das informações citadas na inscrição da matrícula online e assim efetivar a matrícula.

Importante informar que se o responsável não possui internet, poderá ir até uma das escolas que estarão disponíveis para a realização da matrícula online, além disso, haverá pessoas que estarão instruindo de como realizar a matrícula.

ENDEREÇOS