ENEM 2016 INSCRIÇÃO – DATAS, PROVAS, APLICATIVO – ENEM.INEP.GOV.BR- De acordo com o Aloizio Mercadante Ministro da Educação as inscrições do Enem de 2016 serão abertas a partir do dia 09 de maio a 20 de maio de 2016. Uma das novidades que com certeza é um avanço para o Exame Nacional do Ensino Médio, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. O Ministro informou nessa quinta-feira que os detalhes estarão no Edital que será publicado no Diário Oficial da União amanhã no dia 15 de maio de 2016. Em relação à coleta que acontece no primeiro ou no segundo dia de provas, de forma nenhuma a possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra, na qual isso ocorria antes.

enem 2016 inscrição

APLICATIVO DO ENEM

Alguns procedimentos de segurança na qual trouxe inovação, como envelope com lacre e detector de metais e sem falar no Aplicativo que foi criado para o Enem de 2016, onde os estudantes terão todas as informações necessárias ao longo do Exame na palma da mão, provavelmente disponível nos sistemas da iOS e Android pelas lojas de aplicativos.

Falando sobre o grande recurso (aplicativo) poderá ser usado para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados. Caso o estudante se encontra com dificuldades ou dúvidas, ele poderá utilizar o espaço para contato.

Nesse ano a estimativa do MEC é que tenha 8 milhões de inscritos, sendo 2,2 milhões de estudantes que estão concluindo o Ensino Médio e que precisam fazer a prova este ano.

TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM

A taxa de inscrição do Enem de 2016 teve um aumento de R$ 3,00 chegando a R$ 68,00 e o legal é que o pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio da Guia de Recolhimento da União, os estudantes tem até dia 25 de maio de 2016 para realizar o pagamento.

QUEM ESTÁ ISENTO DA TAXA DO ENEM

Os concluintes do ensino médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes. Há um termo dito pelo Mercadante que os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderá o benefício na próxima edição.

OS que tiveram isenção na taxa do Enem referente ao ano de 2015 deverão justificar a ausência no campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.

PROVAS

As provas deverão ser realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h e as provas terão inicio às 13h30min.

CRONOGRAMA ENEM 2016

Inscrições 9 a 20 de maio de 2016

Provas 05 a 06 de novembro de 2016.