CESPE CONCURSOS – WWW.CESPE.UNB.BR – O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, foi qualificado como Organização Social (OS) em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto n.º 8.078 pela Presidenta Dilma Rousseff. Em 17 de março de 2014, a Instituição começou a funcionar como uma nova OS no País, após a assinatura do Contrato de Gestão firmado em conjunto com as instituições intervenientes: o Ministério da Educação, a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

cespe-concursos

A CESPE realiza boa parte dos principais concursos públicos do país, entre eles o da Polícia Federal e Rodoviária Federal, ABIN, Advocacia Geral da União, Caixa Econômica Federal, Câmara dos Deputados, Ministério Público da União entre outros, ela e muito marcada pois ela adota um sistema de pontuação diferente das demais bancas, onde a marcação como certa de uma questão errada faz com que o candidato perca ponto,assim eliminando muitos candidatos que poderiam ter a maior chance de concorrer a uma vaga com os famosos “chutes” pois não existe 50% de chance de acertar ou errar mas sim se você errar, você perde ponto de uma questão que você acertou, assim desestimulando o candidato a arriscar errar a questão,  logo sendo mais viável o candidato deixar a resposta ‘’em branco’’ pois nas questões também possuem esta opção alem do ‘’ certo e errado’’.

COMO SE INSCREVER EM UM PROCESSO SELETIVO DA CESPE

Ao acessar o site do Cespe/UnB, é preciso, inicialmente, fazer o cadastro com as informações pessoais, no link Página de Inscrição. Após essa etapa, os candidatos devem efetuar a inscrição no concurso em si, indicando o cargo, a cidade de realização das provas e a localidade de vaga.

Você também pode se inscrever em outro concurso publico desde que não haja intersecção entre os períodos de aplicação das provas para os cargos pretendidos. Nessa situação, o candidato deve ficar atento para ter certeza se efetuou todo o procedimento de inscrição em cada um dos cargos a que deseja concorrer.

Lembando que os questionamentos e comunicados sobre a convocação e a contratação após a homologação do resultado final do concurso público são de responsabilidade do órgão contratante. O Cespe/UnB é responsável apenas pela realização das provas do concurso.

Além da organização de concursos e vestibulares, o Cespe/UnB também organiza o Programa de Avaliação Seriada (PAS), faz avaliações de sistemas educacionais, prepara capacitações e treinamento para funcionários, avaliação de projetos, consultorias e avaliações das escolas da rede pública e privada de ensino fundamental e médio. Coordena ainda, desde 1996, o Programa de Interação com os Ensinos Médio e Fundamental, cuja proposta é viabilizar a interação dos sistemas de ensino superior e de ensino básico. O programa oferece cursos voltados aos professores, sugerindo modificações que contribuam para a melhoria dos sistemas de acesso ao ensino superior.